(065) 3028-3515      contato@betacellcenter.com.br    |   

Cuidado com as dietas de verão!

O verão está chegando e com ele as férias, o aumento na frequência de visitas às praias e clubes, com corpos fartamente expostos. É aí que as pessoas se desesperam para emagrecer a tempo, restringindo na alimentação tudo que não restringiu o ano inteiro. O grande problema é que, apesar de realmente proporcionarem uma perda de peso significativa, as dietas muito restritivas também levam a alguns efeitos colaterais que prejudicam a saúde e o seu verão.

As consequências da dieta restritiva

Apesar das dietas severas trazerem perda de peso e gordura a curto prazo, em contrapartida, há também uma perda rigorosa de massa magra e massa óssea - ambas determinantes para um corpo saudável, especialmente à medida que vamos envelhecendo. Nessa fase, os cuidados devem ser redobrados para evitar sarcopenia (perda de massa muscular decorrente do processo de envelhecimento) e osteopenia/osteoporose (perda de massa óssea). Ou seja, não adianta ficar magro perdendo peso e fraco perdendo massa muscular.

Além disso, dietas restritivas demais em intervalos de tempos curtos não dão ao corpo a adaptação que ele precisa e, em algum momento, a pessoa pode voltar aos hábitos antigos e a ganhar peso de novo.

Devagar e sempre: a perda peso deve ser saudável

De forma geral, além de geralmente não possuírem embasamento científico, essas dietas criam expectativas fora da realidade e fazem promessas milagrosas. No fim, podem causar deficiências nutricionais e potenciais riscos à saúde se conduzidas a longo prazo.

É muito importante combater o excesso de peso, mas a saúde deve ser priorizada antes de qualquer fim estético. Uma alimentação saudável e equilibrada - rica em frutas, verduras, legumes e água - deve ser seguida durante o ano inteiro, além da prática regular de atividades físicas. Tudo sempre supervisionado por profissionais da área, de acordo com suas necessidades e estilo de vida, sem almejar um padrão de peso fora da realidade. Pense nisso!

Fonte: Medical Site

26 de Dezembro de 2019

Agende sua consulta!