(065) 3028-3515      contato@betacellcenter.com.br    |   

O que é puberdade precoce?

Conceito

Nosso corpo passa por processos naturais de transição durante a vida inteira. Quando uma criança muda de estágio e entra na pré-adolescência, diz-se que ela está passando pela puberdade - um conjunto de mudanças biológicas que acontece por volta dos 10 ou 11 anos. A preocupação começa quando essas alterações acontecem antes do previsto, mais precisamente, antes dos 8 anos para o sexo feminino e dos 9 para o masculino.

Sintomas

Entre as meninas, o primeiro sinal de puberdade é, geralmente, o broto mamário - pequeno nódulo na região dos mamilos e um consequente crescimento das mamas. Depois surgem, aos poucos, os chamados “caracteres sexuais secundários”: pelos pubianos e axilares. E, finalmente, a menarca (primeira menstruação).
Já entre os meninos, o primeiro sinal de puberdade se manifesta pelo aumento dos testículos, pelo desenvolvimento peniano e crescimento dos pelos pubianos, axilares e faciais. Neste período a voz também muda, ficando mais encorpada.
Em ambos se observa um acentuado crescimento da estatura.

Causas

A condição é influenciada por fatores genéticos e ambientais, como obesidade, contato com hormônios sexuais (via oral ou cutânea) e com alimentos contaminados por agrotóxicos - cujos agentes químicos podem alterar o sistema endócrino.

Tratamento

Quando as alterações são muito marcantes, pode exigir tratamento. A terapia consiste em adequar a criança ao nível de crescimento normal, interrompendo o avanço dos caracteres sexuais. Nestes casos, o médico averigua a velocidade da puberdade também para afastar as causas patológicas. Há igualmente uma preocupação com as sequelas emocionais, pois a criança se vê muito diferente das outras, com um físico que não se equivale aos dos colegas da mesma idade. Tudo isso pode ter grande impacto psicológico.
Já quando as alterações não são tão significativas, mas, ainda assim, chama a atenção dos pais, todo cuidado é pouco. Muitas vezes, o tratamento em si pode gerar mais ansiedade, preocupação e estigma do que encarar essas pequenas mudanças dentro da normalidade. O especialista precisa ser consultado.

A maturidade sexual antes do tempo pode ser um sinal de que algo não vai bem no metabolismo ou no corpo como um todo, sim, mas o problema exige cautela. Vale a pena fazer um trabalho conjunto entre pediatra, ginecologista/urologista e endocrinologista, acompanhando de perto a situação.

Fonte: Medical Site

12 de Dezembro de 2019

Agende sua consulta!