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É possível emagrecer rápido, mas com saúde?

Há muitas formas de perder peso rapidamente, mas nem todas são aprovadas pelos médicos porque ignoram o fato de ser um processo que exige mudança de hábito e pensamento - tudo isso leva tempo, paciência e persistência. Então o conceito do que é “rápido” precisa mudar. Especialistas afirmam que perder de 3 a 4 kg por mês é considerado rápido e ideal, já 10 kg em uma semana está longe de ser saudável e a chance de recuperar tudo de volta é enorme. 

A princípio, as primeiras medidas não são exatamente uma novidade: praticar exercícios físicos e adotar uma alimentação equilibrada. Mas o que pouco se explica é que essa combinação ativa o metabolismo e acelera a perda de gordura, se for feita de forma regular. Há uma sabedoria na máxima de que emagrecer é fácil e rápido, difícil é manter. O foco, então, deve ser mais na regularidade e menos no emagrecimento em si. 

Porém, por um motivo ou outro, algumas pessoas podem não conseguir se saciar com o que comem ou têm problemas ao restringir alimentos prazerosos. Para outras, frequentar academia é bastante entediante. A boa notícia é que há maneiras mais simples e menos restritivas de atingir o mesmo objetivo de emagrecimento rápido, veja:

- Reduza o consumo de carboidrato e açúcar. Não se trata de eliminar do cardápio, mas de diminuir a quantidade de amidos, carboidratos de rápida absorção e açúcares simples. Quando reduzimos o açúcar, nosso corpo passa a se alimentar da gordura acumulada, reduzindo também, os níveis de insulina. Consequentemente, o inchaço diminui;

- Invista em proteínas, gorduras saudáveis e verduras como brócolis, couve-flor, espinafre, tomate, acelga, alface, pepino. Essas combinações em um prato com alto teor de fibras pode prolongar a saciedade até a próxima alimentação, evitando que a pessoa belisque entre uma refeição e outra; 

- Complemente a dieta com: chá verde para hidratar e ajudar na retenção de líquidos; ingestão de muita água, evitando refrigerantes e bebidas alcoólicas; refeições a cada 3 horas;

- Faça atividade física, mas com prazer. Se a academia parece chato, dá pra correr ou pedalar no parque, nadar, caminhar, etc, o importante é que seja divertido. Assim você não desiste com facilidade. Exercitando-se de 3 a 4 vezes por semana ou 30 minutos diários já é possível impedir que o metabolismo desacelere e você tenha sempre que recomeçar da estaca zero.

Se mesmo adotando tais medidas ainda é difícil emagrecer, recomenda-se consultar um endocrinologista para averiguar prováveis problemas na tireoide ou alterações metabólicas que dificultam o processo de emagrecimento.

Fonte: Medical Site

28 de Novembro de 2019

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