(065) 3028-3515      contato@betacellcenter.com.br    |   

14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes - A obesidade como fator de risco para o diabetes

O Dia Mundial do Diabetes

Celebrado em 14 de novembro desde 1991, o Dia Mundial do Diabetes foi criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e desde 2006 com a Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar e alertar o mundo a respeito dos problemas associados à doença. O diabetes mellitus é uma doença crônica e sistêmica, que afeta mais de 425 milhões de pessoas em todo mundo e pelo menos 12 milhões no Brasil, elevando o percentual de morbidade e mortalidade. 

Caracterizado pela ausência ou insuficiência de insulina (hormônio que controla a glicose no sangue), o diabetes não permite que a glicose entre nas células e o açúcar acaba sobrando na circulação sanguínea. Por isso, o Dia Mundial do Diabetes também é uma homenagem à data de nascimento do Dr. Frederick Banting - descobridor da insulina em 1921.

A relação entre obesidade e diabetes tipo 2

Embora haja uma predisposição hereditária importante, o excesso de peso associado ao sedentarismo guarda estreita relação com o surgimento do diabetes tipo 2. Estima-se que entre 60% a 90% dos portadores desse tipo de diabetes sejam obesos, acima dos 40 anos, de ambos os gêneros e pertençam a todos os grupos socioeconômicos. A obesidade representa importante fator de risco à saúde de maneira geral e sua relação com o diabetes é explicada pelo excesso de gordura que pode se depositar no fígado,  no pâncreas, no músculo e em outros órgãos, atrapalhando a ação da insulina que regularia a glicose, mas acaba fazendo com que os níveis de glicemia se elevem.

O tratamento do diabetes associado à obesidade

Por ser uma doença sistêmica, que leva a inúmeras complicações, o diabetes precisa ser devidamente controlado - especialmente se estiver associado à obesidade, pois os riscos aumentam significativamente.

O tratamento envolve dietas, exercícios físicos, medicamentos orais, isolados ou concomitantemente e, especialmente, perda de peso. Para se ter ideia, cada quilo de peso perdido, em pessoas com pré-diabetes, reduz-se em 16% o risco de aparecimento da doença. A meta, portanto, é uma mudança radical no estilo de vida. Em casos mais graves de obesidade e doenças associadas, cogita-se a cirurgia bariátrica. 

Fonte: Medical Site

14 de Novembro de 2019

Agende sua consulta!