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Emagrecer e perder peso não são a mesma coisa

Por que não consigo perder peso?

Você adota uma dieta saudável e começa a praticar atividades físicas regularmente mas, ao subir na balança, continua com o mesmo peso. O que acontece? O que será que você está fazendo de errado, por que não consegue mais perder peso? Saiba: esta é uma questão comum e tem explicação: perder peso não é a mesma coisa que emagrecer. Ficou confuso? A gente explica!

O corpo humano é composto por basicamente três tecidos: massa de gordura + massa sem gordura (músculos, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões) + fluidos intra e extracelulares. Perder peso é reduzir o valor numérico da sua massa corporal total, incluindo todos os tecidos. Já emagrecer é reduzir apenas o percentual de gordura do corpo.

A importância da atividade física

Então quem perde peso sem praticar exercício físico perde, especialmente, massa muscular - o que é ruim, pois desacelera o metabolismo e dificulta o processo de emagrecimento. Além disso, como a massa muscular é mais densa que a de gordura, a pessoa acaba conservando o tecido adiposo e desencadeando a flacidez da pele. Portanto, reduzir o peso é importante, mas emagrecer também. E só se emagrece com atividades físicas e dieta equilibrada. Os benefícios dessa combinação são vários: além de minimizar a perda de massa magra, o corpo fica mais forte, enérgico e torneado. O paciente ganha mais disposição e preparo para as tarefas diárias.

Praticar atividades físicas e não se alimentar de forma equilibrada também surta efeitos negativos: o ganho de massa muscular pode mascarar os quilos excedentes. Embora a gordura ainda seja usada como fonte de energia para os exercícios, a (má) alimentação compensa e a pessoa não emagrece nunca. Além disso, pode dar a falsa sensação de saúde, quando na verdade desencadeia alterações de glicose, pressão arterial, colesterol e especialmente acúmulo de gordura nas artérias - o que complica toda a saúde cardiovascular.

Acompanhando o processo de emagrecimento

Para saber se você emagreceu ou não, o ideal é fazer uma avaliação física que mensure o quanto de massa de gordura e o de massa magra (sem gordura) se possui, comparando esses dados após um certo período. Se o percentual de gordura diminuiu, excelente, houve emagrecimento. O número indicado na balança não é a melhor forma de acompanhar o progresso do emagrecimento porque não mede os índices de gordura no corpo, mede a massa total. Exames de composição corporal, como a bioimpedância, mensuram esses dados de maneira mais eficiente.

Fonte: Medical Site

06 de Março de 2020

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