(065) 3028-3515      contato@betacellcenter.com.br    |   

Como administrar corretamente o hormônio da tireoide?

Se você sofre com o hipotireoidismo e faz tratamento com levotiroxina, o hormônio tireoidiano, deve ficar atento a algumas indicações importantes na hora de administrar o medicamento. 

Isso porque, para ajustar sua dose e mantê-la estável, são necessários alguns cuidados:

Insira o medicamento na sua rotina

Criar uma rotina para ingerir a levotiroxina todos os dias da mesma maneira é fundamental. Isso vai impedir que você esqueça de tomar o remédio. Mas se, eventualmente, você deixou de tomá-lo, ingira o comprimido assim que puder, independentemente do horário. 

Mantenha seu endocrinologista informado 

Informe ao seu médico a marca do medicamento que você está utilizando e se fez alguma alteração recentemente. Se isso aconteceu, para se certificar de que está tudo de acordo com as suas necessidades, certamente ele indicará a realização de um exame para medir a dosagem do TSH.

Não deixe de informar o seu médico sobre o horário e a forma que você vem tomando a medicação. O ideal é que você ingira o comprimido pela manhã, com estômago vazio e 1 hora antes do café da manhã – isso porque os alimentos podem interferir na absorção do comprimido. Mas, em alguns casos, isso pode ser adaptado de acordo com as suas necessidades. 

Cuidado com outros medicamentos

Se você faz uso de outros medicamentos, avise seu médico. Alguns remédios de uso contínuo podem interferir na função tireoidiana, fazendo com que a dose da levotiroxina precise ser ajustada. Alguns exemplos são o omeprazol, xaropes para tosse e medicamentos que contenham iodo.  

O mais importante é que você siga as recomendações do seu médico e faça visitas regulares para garantir que tudo está em dia com a sua tireoide. 

Fonte: Medical Site

11 de Julho de 2019

Agende sua consulta!