(065) 3028-3515      contato@betacellcenter.com.br    |   

Os sinais de distúrbios hormonais

Desequilíbrios hormonais são muito comuns e podem provocar diversos sintomas. Doenças como diabetes, hipotireoidismo ou síndrome dos ovários policísticos, por exemplo, podem desencadear esses desequilíbrios hormonais. A maioria dos distúrbios hormonais são mais comuns em mulheres, devido a própria constituição fisiológica ao longo da vida, como menopausa, menstruação e gravidez. Mas não se engane, homens podem sim ter problemas hormonais, especialmente após os 45 anos, devido à andropausa.

Os níveis hormonais podem variar também de acordo com o estilo de vida, caracterizado pelo padrão de sono, pelo controle emocional ou pelos hábitos alimentares. Então, é importante dar atenção a alguns sinais. Saiba quais são:

Insônia: o sono é regularizado pela ação de hormônios como a melatonina, testosterona, hormônios do crescimento (GH) e da tireoide (TSH), etc. O desequilíbrio dessas substâncias pode resultar em dificuldade para dormir, agitação e ansiedade.

Perda de peso: emagrecer sem causa aparente pode ser um dos sintomas do hipertireoidismo, distúrbio dos hormônios da tireoide, que podem acelerar o metabolismo.

Cansaço excessivo: hipotireoidismo ou excesso de glicose no sangue (diabetes descontrolada) também podem gerar este sintoma. O corpo, o ritmo cardíaco e até o funcionamento mental começam a ficar lentos.

Ansiedade ou depressão: estes são dos sinais mais evidentes de alterações hormonais bruscas, como durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou a menopausa, graças ao cortisol em excesso.

Excesso de acne: típico do aumento na produção de testosterona que, por tabela, provoca excesso de oleosidade na pele. 

Diante desses sintomas, recomenda-se buscar o endocrinologista o quanto antes. O profissional deve solicitar exames para verificar os níveis de hormônio, e, assim, traçar estratégias para conseguir a estabilização hormonal. Além disso, é importante ter atenção à alimentação, evitar o estresse e praticar atividades físicas de forma regular.

Fonte: Medical Site

12 de Junho de 2020

Agende sua consulta!